-
Arquitetos: Alvaro Siza, BAAQ'
- Área: 140 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. Parte da missão da fundação Casa Wabi é incentivar, gerar conhecimento e novas habilidades às crianças da região.
A equipe da Casa Wabi identificou que ensinar a técnica e o processo de manuseio do barro seria uma ferramenta muito positiva para a comunidade, já que é uma técnica transmitida por gerações. Graças a essa iniciativa, a Casa Wabi convidou o arquiteto Álvaro Siza para projetar um pavilhão para o ensino do manuseio desse material.
O projeto é focado em uma "Palapa" (construção típica mexicana com cobertura com de palha seca e suportes de madeira de palma) principal, onde é ensinada a moldagem do barro e as peças resultantes dos workshops são exibidas. Além disso, o projeto conta com um armazém, um edifício para sanitários e um forno.
Todo o programa está contido dentro de um muro de tijolos em forma de semicírculo que cerca um pátio para o forno de barro.
A Palapa principal tem 7m de altura, incluindo uma mesa de concreto aparente de 6x2m, ideal para trabalhos manuais. O muro de tijolos curvo tem oito metros de diâmetro e, juntamente com outro muro em forma de L, cria dois cômodos para armazenar cerâmica e ferramentas de barro.
A construção foi feita com tijolos vermelhos cozidos, com medidas especiais para cumprir seu papel estrutural. Uma palapa cobre o espaço e sua forma lembra as estruturas de madeira medievais na Europa.